sábado, 19 de dezembro de 2015

REFLEXÕES HISTORICAS

O IMOBILISMO EUROPEU

Cada vez me convenço mais de que a Europa se afundou e regrediu durante estes dois mil anos.
Por um lado por ter seguido durante quase toda a Idade Média ( IM ) o sistema escolástico grego; 
Por outro lado por ter permitido e permitir a convivência   entre a politica e a religião.
No caso do ocidente europeu a catolica, apostolica e romana e o protestantismo.
É lamentavel verificar, que estes dois milénios têm sido passados, praticamente, em guerra constante, que me abstenho de enumerar, excepção para a guerra dos cem anos.!!!
Impressionante de facto.
Mas é mais sobre a pseudo-ciência, ( a ciência não existe ) e investigação, que me vou debruçar mais em pormenor.
Destes 2 mil anos pode-se dizer, que a europa não investigou nada de novo, pois outros povos já o tinha investigado e descoberto.
Com menos meios tecnicos os antigos conseguiram resultados e conclusões, praticamente, nunca mais alcançados, sobretudo, depois que a religião interferiu com a tecnologia, a filosofia, a matemática e a estética, ai Galileu, criando continuas e confusas relações.
Convem lembrar, que as descobertas e as inovações só acontecem, não devido a diversos actos historicos acidentais mas devido à natureza da própria natureza e da sua constante evolução e transformação.
A maior parte, para não dizer a totalidade, das descobertas "pseudo-cientificas" aconteceram durante a IM na europa e nos países àrabes, hoje tão odiados e na Índia.
Mas , o ocidente foi "roubar" uma grande parte do seu conhecimento a outros povos - ao Egipto a geometria; À Babilónia os dados astronomicos; à India e Babilonia as tecnicas aritmeticas; à China a bussola magnética e ate, pasme-se, na america pré-colombiana. 
Claro que não podemos esquecer os filosofos gregos, que especularam, não sobre factos concretos da natureza que os rodeava, mas sobre hipoteses intelectuais abstractas, e esta talvez a grande revolução do pensamento humano e que vai ser, extraordinariamente bem aproveitado pelas religiões ocidentais.
À que reconhecer.

Tudo para o céu nada para a terra.
Tudo para o céu nada para o ser humano.
Tudo em nome da fé e do milagre.  
JC                                                    20/12/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário