sexta-feira, 6 de maio de 2016

DOGMAS E FALÀCIAS

MILÉNIOS NEGROS II

Reunido o concílio politico ou religioso de Niceia por volta do ano trezentos da nova contagem dos dias,  havia que tentar encontrar nos gentios, um novo conceito religioso.
Da religiosidade ancestral de egipcios, dos persas, dos babilonios, dos romanos, para não referir outros povos que desde tempos imemoriais adoravam os seus deuses.
deuses que eram invocados como auxiliares em todos os aspectos da vida e inclusive as familias tinham os seus deuses familiares, que eram adorados em casa onde cada lar tinha o seu altar ao deus da sua devoção.
Destruida jerusalem e deixando esta de ser ponto de referência e de culto para os judeus, onde íam todos os anos levar as"primicias", ou seja, oferendas do melhor que produziam e que a natureza lhes permitia colher e produzir.
Todos os anos caíam milhares de oferendas em carne e dinheiro. Daí o famoso episodio dos agiotas, que trocavam dinheiro de outros povos, que o templo não aceitava. Faziam o câmbio e enriqueciam rapidamente.
Claro que a classe sacerdotal ficava com a grande maquia, vendendo o resultado das oferendas, sobretudo carne e peles dos animais sacrificados.
Destruida jerusalem os povos que a tinham como referência não deixaram de adorar os seus deuses e quase todos tinham o seu evangelho e os seus lideres religiosos, que seguiam e continuavam com as suas praticas religiosas.
Esta dispersão religiosa não interessava economicamente ao grande capital religioso ou financeiro.
Havia que seleccionar os evangelhos que interessavam e no referido concilio de niceia, houve uma selecção, não baseada em criterios de pura religiosidade e de interesse espiritual mas de interesses politico e economico- ou seja, no interesse do fascismo politico-financeiro e religioso.
Daí os famosos evangelhos apócrifos, que existem, mas que a igreja oficial se recusa a divulgar ou que os fieis o sigam.
Consumado o concilio de Niceia, rapidamente se criou um novo centro de culto à imagem de jerusalem e dos seus rendimentos com o banco ambrosiano, lavagem de dinheiro, paraiso fiscal, em nome da mais genuina e pura fé.
Censurados os evangelhos inconvenientes, os seleccionados deram lugar a uma nova biblia, dita do novo testamento, que no velho não se atreveram a mexer, pois que as religiões do deus unico e criador são pelo menos três.
J.C.
06 / 05/ 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário