quarta-feira, 3 de agosto de 2016

DOGMAS E FALÁCIAS

Finalmente, parece que encontrei uma doutrina com a qual estou bastante de acordo. Lamento só agora ter descoberto os seus conceitos.
Teosofia ou Teosofista, que desejo ser, é uma doutrina mistica e iniciática. Noção primitiva e de caracter abstracto. Cada teosofista possui o seu conceito, ligado a ele próprio e ao que estudou e viveu.
Cada SH tem a sua propria experiencia de vida e da vida.
Nada superior ao Ser Humano. Nada fora do Ser Humano ( SH ).
É o substrato de TODAS as filosofias e religiões. Muito acima delas e muito para alem delas. Posso dizer que sempre senti que as filosofias e religiões com que nos bombardeiam não eram genuinas ou originais. Já tenho a resposta.
Limita-se a propagar conhecimentos voltados ao bem e à elevação espiritual, a que o SH aspira desde a sua nascença.
A doutrina Teosofista  procura o conhecimento do divino e era conhecida no Egipto. Não é por acaso, certamente, que foi uma das civilizações mais longas da humanidade.
É uma declaração nova e diferente de principios , que têm sido reconhecidos e pregados desde a nossa infância como Humanidade ou como prefiro dizer, desde que existe SER HUMANO.
Conhecimento divino de determinada cultura através dos simbolos de cada povo, tribo ou nação. As civilizações mais antigas e conhecidas não se relacionavam com deuses mas com divindades, em tentativas de atingir uma sabedoria divina.
A sabedoria .divina manifesta-se atraves de simbolos, divindades, mitos, alegorias e arquétipos locais, que possibilitam a assimilação dos conceitos divinos através destas roupagens. Divinos no sentido de todo o SH  poder atingir a perfeição .
A teosofia procura uma fraternidade universal, a origem espiritual das formas e dos seres e a unidade de toda a vida. VIDA que é o bem mais precioso e unico,  que o SH possui.
Aponta uma fonte unica e eterna para todo o conhecimento. Recomenda um esforço proprio em busca do crescimento pessoal e uma vigilância constante contra o auto-engano e a fé cega.
Defende diversos estados de consciência em que cada um será capaz de atingir; defende a evolução da vida e do SH, que pode atingir a perfeição.
Somos todos diferentes, todos iguais e cada um segundo as suas capacidades e disponibilidades.
Para a teosofia a fonte de todo o mal é a ignorância e o conhecimento é ilimitado, dependendo das capacidades de cada um na sua aprendizagem, busca  e aperfeiçoamento.
A teosofia é optimista e prevê que todo o SH pode ter um progresso constante e feliz.
"Eles não sabem nem sonham, que o sonho comanda a vida".
A teosofia exalta o bem , a paz, o altruísmo e procura o fim da pobreza, da ignorância, da opressão e das desiguldades. Consequentemente, reconhece niveis diferentes de evolução entre todos os SH como uma escada graduada.
Como digo, não há pessoas mais ou menos inteligentes ( a inteligência não existe ), mas sim, pessoas com mais curiosidade de conhecimento e capacidade de trabalho, sempre com uma alta dose de insatisfação, de preferência.
A teosofia combate ou tenta, cada um deve tentar, combater a forte tendência materialista da ciência. 
Convem sublinhar e manifestar a opinião de que a " ciência " não existe. É apenas uma actividade investigativa, muitas vezes sem saber o que procura e atingindo alguns resultados por acidente.
O caso mais famoso foi a descoberta da penicilina por acidente laboratorial.
O materialismo da " ciencia " estava a esvaziar as instituições religiosas, que continuam a pregar histórias piedosas, mas irracionais.
A teosofia actualizou para o SH conceitos importantes da espiritualidade antiga, que estavam fossilizados pelas sucessivas más interpretações.
Faz uma abordagem lógica, positiva, ética e cientifica da natureza, do divino, do SH, da vida, do misticismo.
Estando no essencial de acordo com a doutrina teosofista ,manifestando já alguma discordância, sobretudo no sentido de que o SH é o centro do universo e nada existe acima dele, nem para além dele.
Devemos aceitar que todas as doutrinas são fruto do trabalho intelectual do SH como ser humano e unico ser pensante. Para a minha classificação existe o SH e os animais. Recuso ser um animal como me classificaram.
E por isso e só por isso o SH se torna melhor, se aperfeiçoa, podendo atingir uma maior ou menor perfeição.
O SH é unico e nada o pode condicionar e deve fazer um esforço diario para não se deixar condicionar ou enganar, o que vai dar ao mesmo.
Desejo como SH ser um teosofista.
Agosto 2016
JC



Sem comentários:

Enviar um comentário