segunda-feira, 12 de junho de 2017

A FALACIA DA CULTURA OCIDENTAL

Carlos Magno não sabia ler nem escrever mas soube valorizar o ensino mantendo os conhecimentos classicos ( grego e latim ) funcionando as escolas junto dos mosteiros, dos bispados ou das cortes.
Nas escolas ensinavam-se as sete artes liberais herdadas dos gregos: aritmetica, geometria, astronomia, musica, gramatica, retorica e dialectica.
Dialectica ou arte de dialogar, de debater, de raciocinar e sobretudo de questionar.
Perante uma asserção conhecida e já aceite, um qualquer podia questionar o mestre sobre se não poderia ser  ou deveria ser de outra maneira e assim sucessivamente.
Embora algus considerem a dialectica uma maneira de filosofar, para os mestres gregos não o era, mas antes a tentativa de conhecimento e de saber, não se satisfazendo com " dogmas ".
A dilectica é o oposto do dogma. Se a filosofia é o desejo de saber e a tradução do grego é " amigo de saber " a dialectica era o instrumento para se alcançar novos saberes, como dizem hoje, da discussão nasce a luz, alcançando assim o maximo de conhecimento, saltando mais um degrau.
A dialectica seria o metodo para rebater as ideias e os dados adquiridos questionando e respondendo.
A dialectica deve ser considerada uma forma de pensamento ou um pensamento novo, questionando, debatendo e não o pensamento.
Dialectica tambem não pode ser uma aparência ou uma ilusão mas uma tentativa de explicação do desconhecido ou não adquirido como verdade.
Dialectica tambem nunca podera ser " a arte de ter razão " ou uma estrategia para ganhar uma discussão, independentemente de ter razão ou não.
A escolastica medieval e respectivo ensino duranre cerca de oito seculos manteve a dialectica numa das vertentes do seu metodo de ensino, herdado dos gregos.
Alguns temas que antes não faziam parte do universo do pensamento grego, como providência e revelação divina passaram a fazer parte de temáticas filosoficas atraves da igreja catolica. Tentava conciliar elementos da filosofia de Platão com valores de ordem espiritual. Foi introduzido no ensino e na cultura ocidental o espiritismo.
A glosa era a interpretação e explicação ordinaria da biblia recente aprovada por Constantino.
As glosas eram utilizadas no sistema educacional do mundo cristão romano, nas escolas do periodo carolingeo em diante e só foram abandonadas no sec. XIV.
Era um comentario e interpretação padrão sobre as escrituras na europa ocidental com influencia na teologia e cultura cristã do ocidente.
A glosa latina não é inovadora mas uma transcrição da glosa grega.
Era uma tentativa de explicação de uma palavra do texto ou a propria explicação. Uma explicação de uma dificuldade puramente verbal do texto , com exclusão das explicações exigidas pelas obscuridades doutrinarias do novo texto biblico.
O que inicialmente foi apenas um comentario explicativo de alguma duvida passou a ser com o tempo parte integrante da " palavra de deus ".
Ao prescindir da dialectica o pensamento estagnou e procurou explicação atraves da metafisica sempre com o estudo dos filosofos gregos.
Quando a filosofia grega chegou ao fim , uma aberração intelectual, deu lugar ao progresso da teologia natural e ao progresso da metafisica e a metafisica ficou, absolutamente, sob a influência da religião catolica, apostolica e romana.
A metafisica pode existir mas precisa de demonstração o que é improvavel. Só a fisica se comprova e não linearmente.
A unica via para a explicação do não conhecido é a dialectica universal.
Alem de que tudo o que é e foi intelectualmente respeitavel já tinha sido dito pelos gregos e Egiptios antes.
Daí alguns considerarem a filosofia contemporanea um estado caotico por se ter perdido o conhecimento de alguns principios fundamentais, que por serem verdadeiros, são os unicos em que se pode fundamentar toda a especulação dialectica.
O mais importante desses principios é o Ser Humano é e sendo é o centro do universo.
Porque é muito facil jogar com os cantrarios, isto é, onde o pensamento desarticulado predomina, a verdade não pode ser alcançada ao nivel do concreto e do objectivo, para logo se afirmar, que a verdade pode ser encontrada mesmo na metafisica. 
Elementar contradição ou jogo dos contrarios.
Porque no buraco negro do espiritismo cabe toda a especulação desarticulada ou não e muito facil de explicar :
Tudo tem um horizonte proximo e palpavel. 
É preciso ter fé.
JUN 2017
JC




Sem comentários:

Enviar um comentário