terça-feira, 1 de agosto de 2017

DESUMANIZAÇÃO DOGMATICA

Uma ideia platonica podia ser mais divina do que um "deus", não sendo no entanto um "deus". Para Platão não havia "deus" mas deuses.
A ideia de bem é a mais divina entre tudo o que é divino.Quem consegue subir as escadas dos seres, porque cada ser é uma unidade e é uno e inimitavel das coisas sensiveis ate à maior de todas as ideias alcança finalmente o primeiro ser- pode imaginar ver um " deus" mas não consegue ver o Ser Humano (SH), porque o SH não esta na classificação dos seres ditos  superiores.
O corpo Humano pode ser um robot que obedece à ordem do seu disco rigido - o cerebro Humano.
Ao contrario da alma grega o SH tem um cerebro, que tudo dita, tudo imagina, tudo ordena, atraves da sua experiência e da sua imaginação.
É um ser unico que apos a insuflação do sopro da vida existe por si proprio com absoluta autonomia, inclusive com uma fonte de energia cerebral, que acompanha o SH durante o ciclo de toda a sua vida ate se finar.
Poucos de nós temos noção da importância , que tem autopossuir uma fonte de alimentação energetica para toda a vida , sem dependencia de qualquer outra fonte de energia.
Daí que o SH ou Seres Humanos não tenham consciência da situação excepcional que ocupam no universo, de que são o seu centro.
As elites conseguem fazê-Lo desdenhar essa  primazia para qualquer outro ser vivo, sem o brilhantismo do cerebro Humano- um desconhecido .
Daí que o SH deva ser  considerado um centro uno e original de reacções e decisões livres dirigindo os seus actos de acordo com o seu conhecimento adquirido ou que lhe foi dado a conhecer - limitativo, normalmente, por interesses mesquinhos das elites instaladas.
Com vontade propria e existencia unica o SH não necessita para se explicar de nenhum principio - primeiro principio ou qualquer outro, que lhe seja de facto superior.
A atribuição ou consideração da existencia de uma qualquer entidade superior é só para denegrir a superioridade do SH aproveitando as suas fraquezas e debilidades espirituais.
Contra os filosofos gregos não existe uma explicação ultima pois que o SH e os seus  actos  são da sua inteira criação e não de mais nenhum criador. O SH como centro do universo é o unico criador.
Mitologia ou filosofia ou teologia os historiadores e os filosofos não entenderam ou não quiseram entender, que o SH é o unico ser criador compreendendo a cada passo os factos e fenomenos que o rodeiam e para os quais rapidamente encontra justificação.
O SH conhece aquilo que é - explicado e acaba por conhecer intrinsecamente aquilo que desconhece ainda.
O SH não tem nada de divino mas tudo de Humano-É um SER HUMANO com mausculas.
Tudo o que existe e na medida em que existe resulta do intelecto do SH , sendo o autor universal de todas as coisas belas e certas, fonte imediata de razão e verdade no intelectual.
Se existe um ser divino ( muitas duvidas ) esse ser divino só pode ser o SH, quando consegue agir na maxima perfeição para consigo e para com os outros.
Nem a teologia cristã nem a filosofia de Platão consideravam o SH com divino ou como superior a um qualquer "deus " inventado.
Os gregos tinham uma aproximação pois que os deuses gregos podiam incarnar com os humanos e ate terem filiação. Daí que alguns humanos se considerassem tambem divinos . Talvez daí a origem do divino.
Um filosofo é considerado um SH que se lembra da sua divindade -encarna a sua divindade , que procura atraves de uma purificação dialectica.
Mas aqui já não existem deuses mas um SH filosofando e comportando-se como um " deus " sem se interiorizar como um ser criador.
Os deuses eram providências para o SH , que os invocava para o ajudarem na sua vida e principalmente no seu destino.
Chega a haver uma comparação com os deuses sem que se considere o SH como ser superior e sem necessidade de " deus ".
A todo o movimento espontâneo os gregos atribuiam uma alma - como o sol e as estrelas - claro que não sabiam que era a terra que se movia.
E que o SH nos seus movimentos tambem possuiam uma alma - muito anterior a esta ideia de alma o SH já se movia- no entanto não reconheceram ao SH a sua superior existencia, sendo mais facil atribuir a um " deus " espirita.
Claro que nesta altura como ainda hoje não foi tomada em consideração toda a grandeza do cerebro humano.
O SH é o unico ser possuidor de beatitude secular de que os dogmas das religiões se aproveitaram e se aproveitam atraves de beatos e beatas falsos.
O SH não necessita nem precisa de se entreter a fingir ser " deus " , porque pela sua natureza é sabio que expressa na sua vida moral, quando não adulterada.
Os filosofos gregos libertaram os deuses gregos de cuidar das coisas terrestres e de auxiliarem os SH na sua vida quotidiana.Assim, o SH ficou espiritualmente ao abandono sendo presa facil da doutrina espirita.
Deste modo a filosofia grega  chegou ao fim dando lugar à metafisica sob a influencia da religião.
O SH é o unico ser uno-sem o qual nada mais pode existir e a sua unidade vai prevalecer eternamente atraves das gerações, de simplicidade absoluta de onde vem toda a multiplicidade reprodutiva da sua unicidade.
Ainda não existe uma fisofia do uno SH , que o estude em profundidade na sua origem, evolução e debilidades.
Nada lhe é superior e nele nascem todos os pensamentos e todas as ideias boas e más, porque o SH é um ser eterno de existencia absoluta.
E se os que têm fé suficiente para a criação  do seu  " deus ", esse deus só pode ser concebido à imagem e semelhança do SER HUMANO. e não o contario.
A seguir ao pensamento filosofico grego veio o pensamento filosofico cristão surgido este da confluencia entre a filosofia grega e a revelação religiosa judaico-cristã, sem que esta tenha deixado de recorrer à tecnica filosofica grega mas exprimindo ideias que nunca passaram pela cabeça dos filosofos gregos.
A filosofia grega já tinha chegado a um universo como uma criação natural, eterna, necessaria, de todas as coisas, sem " deus".
Para a filosofia grega, particularmente Platão o SH tinha naturalmente direito a possuir a verdade por ser divino - e como uma divindade tinha direito a possuir as coisas divinas.
Na filosofia cristã o SH já não tinha direito à verdade, porque o SH já não pertencia à ordem divina, por qualquer forma.
A filosofia cristã já se tinha encarregado de despromover o SH e lhe retirar a sua divindade para que a adoração racaisse toda sobre o " deus " cristão, que de divino não tinha nada.
O SH de Platão não tinha necessidade de participar da divindade , porque ele proprio era um deus; daí que a filosofia cristã sentisse necessidade de despojar o SH grego daquilo que o fazia divino retirando-lhe ou negando-lhe a sua capacidade natural para conhecer a verdade. Do fruto da árvore da sabedoria não podes comer.
A filosofia cristã especula apenas sobre um " mundo " criado pelo " deus " cristão e em que de inicio o SH não entra.
Para o SH a ordem natural seguida pelo seu conhecimento racional é a criação de um ente, depois define a sua essencia afirmando em seguida a sua existencia  atraves de um existo.
Tudo sem necessidade da presença ou "criação" de um qualquer " deus ".
A ordem metafisica da realidade, sobretudo cristã, segue a ordem inversa  do conhecimento humano: primeiro considera um acto de existir , com uma determinada essência o que leva a que uma determinada substância  comece a transformar-se em ente.
É neste segundo caso a denegação do SH e da sua grandeza como ser e como acto primitivo e fundamentalmente em virtude do qual o SH realmente é e existe.
O SER HUMANO  é o unico ser supremo.
AGO2017
JC





Sem comentários:

Enviar um comentário