quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

DOGMAS E FALACIAS 

OS LIVROS DA ETERNA TORTURA PSICOLOGICA 

O homem é o maior e o melhor de todos os seres.
Tendo a terra milhões de anos o ser humano terá a mesma idade.
E perante a imensidão da natureza que o rodeava, naturalmente, que se sentiu muito pequeno.
Imaginamos hoje, ( podemos imaginar ) para o ser humano que vivia numa caverna, como seria uma tempestade no mar e em terra, a erupção de um vulcão, uma forte ventania , uma trovoada e tudo o mais em que a natureza é fertil.
Pelo desconhecimento e falta de justificação desses acontecimentos e fenomenos, cuja compreensão estava muito para além do entendimento, ao tempo, do ser humano. 
Daí a surgirem vozes e discursos a justificar os acontecimentos naturais, foi um paço.
Um paço, que fez regredir o sentir Humano, lhe tolheu todas as suas capacidades de raciocinio e interpretação dos acontecimentos.
E que melhor maneira de justificar o desconhecido do que a criação do Dogma das varias religiões.
E de braços abertos o Homem aderiu à necessidade de se curvar perante um hipotético ente religioso, que o poderia aliviar, sem no entanto obter uma justificação para os factos, que ainda eram para o ser Humano completamente desconhecidos.
Daí a religião, sobretudo a religião católica, apostólica e romana, aproveitar a debilidade do ser Humano perante o desconhecido, para curvar o ser Humano, o ajoelhar, através de criações fantásticas e assim, domesticar o ser Humano menos avisado.
Durante os dois ultimos milénios ouvimos pregar o inferno, anjos satânicos, o paraíso para além da morte, a ressurreição, " o fim do mundo " , o medo, o pecado em todas as suas formas, a subida ao céu, entre muitas outras, criando um terror psicologico mentalmente paralisante.
Tudo invenções para atingirem psicologicamente o ser Humano, e deste modo, o manietarem, amordaçarem, e domesticarem.
Só que o ser Humano, na sua grandeza e magnitude, não precisa de nenhuma entidade espiritual, que lhe seja superior e resolva os seus problemas.
Termino com uma citação do Ser Humano papa Francisco, lida hoje num jornal : " Atenção aos espertos e manhosos que vos disserem que é preciso pagar. A salvação não se paga". 
Adianto que o ser Humano para Francisco ainda não se libertou das crendices, que os seus antepassados criaram e alimentaram.
Não dando explicação para o que é a " salvação " muitos vão querer agarrar a salvação.Nem que tenham que pagar ou dar esmola.
Por convicção, não é certamente, mas por medo.
Claro que a salvação, sem justificação plausivel e objectiva, não existe.
É um Dogma.
JC                                                             17/12/2015                           



Sem comentários:

Enviar um comentário