segunda-feira, 20 de abril de 2020

DOGMAS E FALÁCIAS 

O dogma do " comunismo "


Do latim communis - comum, universal, foi uma ideologia sócio economica apresentada pela política para combater e disfarçar a grande vitória da Russia - ou melhor, Republicas Socialistas Soviéticas , na II guerra mundial.
O dito " comunismo " como ideal socio-economico pretende alcançar uma sociedade mais igual, sem classes sociais ou castas, em que a propriedade capitalista passaria a ser uma propriedade de proveito comum para a maioria, sobretudo os assalariados ou escravatura moderna, em que não haveria necessidade de estado  e da sua casta parasitária e acabando com o conceito de propriedade privada.
Uma das preocupações fundamentais do dito " comunismo " seria a melhora do bem estar dos trabalhadores, ditos proletários, em que normalmente só têm de seu a força para trabalhar e ajudar a produzir, mais ou menos, fundamentalmente.
Dizem que o " comunismo " será a etapa final do socialismo , meta a atingir.
Mas como o " comunismo " não existiu e nem existe, a ser a etapa final do socialismo, seria mais lógico voltar a uma sociedade comunitária , como existem ainda alguns resquícios como os terrenos baldios.
A ideia de igualdade sem classes foi já defendida por filosofos , desde a antiguidade , Platão, formulou uma sociedade ideal, baseada na extinção da propriedade privada e da família!, acabando com o conflito entre o estado e o Ser Humano ( SH ).
Alguns religiosos do sec XII e XV pregaram uma convivência Humana de vida simples e a necessidade de uma vida comunitaria onde todos viveriam em igualdade.
Claro que o fim de uma classe opressora e uma oprimida daria e tem dado lugar a lutas fraticidas. Só com as ameaças de alguns governos idealizarem o caminho para o socialismo , logo, a uma maior igualdade, reduzindo as diferenças entre os SH e a sua divisão em classes.
No norte de àfrica foram implementados alguns governos socialistas mas infelizmente o imperialismo capitalista tem matado quase todos os dirigentes como foi o caso da Libia e Irak e outros.
O capitalismo é o primado absoluto do capital sobre o trabalho do SH normalmente escravizado.
Embora o " comunismo " seja um dogma, dos grandes, teoricamente também existe o " comunismo " cristão, forma de " comunismo " religioso baseado no cristianismo em que se sugere , que os ensinamentos de Jesus de Nazaré, vulgo Jesus Cristo, deve levar os cristãos a apoiar o "comunismo", como um sistema social ideal.
Terão sido os primeiros cristãos, incluindo os apostolos, que criaram uma sociedade comunista após a morte de Jesus de Nazaré.
O " comunismo " cristão é uma forma radical do socialismo cristão que será atingido num distante futuro e depois de antes ser substituido o capitalismo pelo socialismo. Claro que para a maioria dos católicos só em teoria, porque na prática odeiam o " comunismo ", que é apenas e só um dogma. Mais um.
As primeiras sociedades Humanas eram comunitaristas  e não " comunistas " , em que não existia propriedade privada e os territórios eram ocupados por tribos e os recursos naturais para a sua sobrevivência eram propriedade comum - comunitária.
Ainda temos algumas aldeias com terrenos baldios - do povo- e rebanhos comunitários, onde cada dono pastoreia consoante as cabeças de gado que possui.
O termo " comunismo " surgiu em 1827, seu autor Robert Owen, Inglês, e aí se desenvolveram os primeiros debates sobre o " comunismo" em que consideravam o capital comum mais benefico do que o capital privado e atacando o sistema de concorrência capitalista , sendo sugerida a criação de comunidades cooperativas , como ainda hoje.
Foi proposto que os patrões e os empregados deveriam acordar uma organização economica mais justa , que priviligiasse o bem estar dos pobres. Já naquele tempo os pobres.Não resultou.
 Consideravam a propriedade privada um ROUBO e uma parte da população como os produtores de riqueza, os assalariados, e uma outra parte usurpadores dessa riqueza, os proprietarios capitalistas, e um dos objectivos desta teoria seria a liberdade dos SH da imposição da propriedade , que é propriedade impossivel e só existe pela força do estado, daí se lutou pelo fim do estado. 
Poderiamos chegar ao comunitarismo de novo com reformas graduais lideradas pelos SH interessados.
Pelo exposto estas teorias post Owen ainda não tinham encontrado Marx , pelo que não foi este o criador da ideia de " comunismo " , mas apenas mais um dos  teorizadores , sendo fácil beber estas ideias e teorias no seu berço - Inglaterra, onde na altura vivia juntamente com Engels. Marx acabou por ser um dissidente do " comunismo " Inglês.
O Korona parece ser " comunista" - veio demonstrar a desnecessidade do estado burocrático e da sua  elite dirigente, que só sugam o dinheiro dos impostos, a maioria pagos pela classe operaria, os escravos modernos.
ABR2020
JC 

Sem comentários:

Enviar um comentário