quarta-feira, 14 de setembro de 2016

DOGMAS E FALACIAS

LIBERDADE ESCRAVIZADA

Consultei o dicionário e o seu conceito de liberdade  não me satisfez, parecendo muito alinhado com a orientação social e politico das elites.
Uma primeira definição será o " direito ou condição que o Ser Humano ( SH )tem de dispor de si ", salvaguardando que não se refere ao SH mas à pessoa.
É claro que esta definição só o é a partir do momento em que o SH se liberta das necessidades maternas e parentais e familiares. Sendo inicialmente totalmente dependente nunca pode ser livre ou ter liberdade.
" Pode fazer ou deixar de fazer " -esta condição de liberdade só é viavel na prática, se se conjugar com as quatro condições fundamentais para que o SH se considere livre ou em liberdade- a paz, o pão, a saude e a habitação.
Quatro pilares do viver e conviver sem os quais ou sem qualquer  um deles, se pode falar e considerar ter liberdade.
O poder fazer ou não fazer só funciona na pratica se existirem as tais condições ( 4) basicas. Sem pão ou fonte de rendimento capaz de suportar o dia a dia, não se pode deixar de trabalhar para obter a tal fonte de rendimento, continuando escravo do salário por toda a vida.Escravo sim e não estamos no imperio romano.
Como dizem alguns " o mendigo " é o verdadeiro empresário com plena liberdade - vive do que faz e não paga impostos.
Ou o sem abrigo, que voluntariamente vive debaixo da ponte e espera a solidariedade dos outros, para assim fugir aos condicionalismos das estruturas sociais e politicas, que economicamente o tornam um ESCRAVO.
Escravo de um circulo vicioso de que tem dificuldade em se libertar.
Trabalha para obter fonte de rendimento e grande parte do que ganha vai direitinho para pagar impostos e outras prestações , enquanto os politicos e quejandos vivem faustosamente com parte desses rendimentos pagos pelos escravos da sociedade actual. Logo, a liberdade é uma treta.
Um desempregado nunca pode ser livre. Alem de passar a ser um ser amorfo é um escravo em embrião, sempre pronto a abraçar qualquer aceno de trabalho escravo, por mais mal pago que seja, mergulhando na ilusão de que as coisas vão ser diferentes para melhor.
Curiosa a definição de " liberdade de consciência " - ( Existe ?!) pela sua indefinição gramatical. Liberdade de consciência é singular , portanto dirá respeito a uma unica consciência, a de cada SH; para logo acrescentar " direito de professar as opiniões religiosas ou politicas que se julgarem verdadeiras ".
Deixa de ser a consciência singular a ser considerada e a determinar  o que é verdadeiro ou não, para si,e passa a considerar as opiniões verdadeiras. Quantas e quais as verdadeiras ?!
Parece que há clara intenção de procurar as opiniões dos outros, preestabelecidas, em vez de cada consciência procurar por si o que entende ser melhor para si e segundo a sua consciência, sendo que a consciencia é uma actividade psiquica inerente a cada SH, segunda a sua experiência e vivência.
Logo, não devia ter haver com opiniões mas quando muito com o estudo das varias opiniões.
Mas parece ser facil teorizar sobre Liberdade debaixo de determinado ponto de vista de partida.
Alguns admitem ser a noção de liberdade universalmente indeterminada e a que foi mais desfigurada e deformada.
Tirando os SH recolectores nunca mais houve liberdade. Tambem dizem que foi com a agricultura que o SH perdeu a sua liberdade.
Acho no entanto, que os meus irmãos "indios" da amazónia ainda são livres. Vivem com menos amarras.
Não posso aceitar que o conceito de liberdade tenha a ver com o " cristianismo " . Se não acreditar em deus algum é claro que a minha liberdade tem de ter nascido noutro sitio qualquer ou por outra razão qualquer.
Só pelo facto de ter existência o SH é por natureza da sua realidade absoluta um ser livre e ponto.E só o SH é absoluto. Tudo o mais é relativo.
Continuo a considerar que as instituições - sobretudo politicas não trabalham , nem estão preocupadas com a liberdade de cada SH, seus semelhantes.
Dizem à fome, à desemprego, não tem assistência medica gratuita, etc., - que liberdade pode ter este meu semelhante SH - só com medidas economicas e socais, se pode dizer que se esta preocupado com a liberdade dos outros e de cada um e para que cada SH deixe de ser reduzido a uma insignificância e instrumentalizado ao serviço do poder politico/religioso.
Porque, pretendem os religiosos que a religião liberta-mas oprime ainda mais, atraves de uma tortura psicologica constante.
Desde que nasce com o pecado original ?! ate à morte e o medo do julgamento no inferno, ao medo do pecado e outros medos, que nos torturam toda a vida.
Porque a liberdade não é só fisica mas tambem psicologica - sendo dificil libertar-se das cadeis ferreas dos organismos que dominam o SH- melhor escravizam.
A liberdade do SH é ABSOLUTA embora limitada pelas varias instituições que nos escravizam.
O SH escravizado tem que ser um gladiador para alcançar a liberdade.
Set 2016
JC




Sem comentários:

Enviar um comentário