OS ACHAMENTOS
As potencias ocidentais europeias, imperialistas e colonialistas, estão a comemorar 500 anos da descoberta e ocupação dos países ultramarinos.
Os espanhois a viagem de colombo, os portugueses, a descoberta do caminho maritimo para a India e os holandeses e ingleses tambem tem alguma coisa a festejar.
Partindo da capital do reino, Lisboa e seguindo para sul, passado o estreito de gibraltar, ate ao cabo da boa esperança e por aí fora. Foi facil, mais ou menos barato e deu milhões.
Oa paises ocidentais e colonialistas celebram, mas ninguem se lembrou de perguntar aos povos originários aonde chegaram e ocuparam as suas terras, isto é, os que habitavam aquelas terras desconhecidas para os ocidentais, o que acharam e acham das " descobertas " ou achamentos.
Não vale a pena perguntar pois talvez os imperialistas ocidentais ficassem muito envergonhados pelas atrocidades cometidas, em que parecia que os selvagens eram os ocidentais, que invadiram e ocuparam aquelas terras, algumas, autênticos paraisos.
Sempre com a fé e a evangelização por lema e matando se necessário porque não eram pessoas os povos originarios porque não conheciam a fe cristã.
Alguns dos marinheiros e invasores tiveram a coragem de reconhecer que os " indios " ou povos originarios eram tecnicamente e culturalmente, eram mais evoluidos, do que os proprios paises ocidentais.
É que parece , que os ocidentais invasores não descobriram nada ou " acharam " como dizem sarcasticamente os brasileiros, que o seu país não foi descoberto mas achado. E estão certos.
É que, os navegadores ocidentais, ao chegarem às costas sul americanas estavam convencidos que tinham chegado à India. Um pequeno engano como tantos outros na cultura e conhecimentos ocidental.
Havia de facto necessidade de expansão para retirar importância ao centro asiático à volta do mediterraneo antes de ser "mare nostrum" e como a história se repete, dizem, um pouco como acontece hoje.
Mediteraneo, mar vermelho e toda a zona limitrofe, onde dominavam os Assirios, os arabes, os fenicios e claro, o grande Egipto.
É do Egipto que vem o desmascaramento das viagens de circumnavegação de África pelos ocidentais, particularmente a coroa portuguesa.
Foi o faraó do Egipto, Neco, muito conhecido no ocidente, quem mandou escavar o canal que vai do Nilo ate ao golfo arabico. Devia ser louco o homem ou com pouca inteligência, como diriam os ocidentais mais cultos.
Quando acabou a escavação, enviou fenicios em barcos, reconhecidos como grandes marinheiros, que navegaram do mar da eritreia e cruzaram o mar ao sul e com a recomendação de no regresso navegarem atraves das colunas de hercules, limite do conhecido ate então, ate chegarem ao mar do lado norte e daí ate ao Egipto e de volta a casa.
Claro que houve logo quem pusesse em causa esta viagem de circumnavegação do continente africano.
Os navegadores sairam do mar vermelho, navegaram pelo do sul - oceano indico, , tornearam africa, ate tomarem a direcção norte e atravessaram o mediterraneo de volta ao egipto. Isto tudo cinco ou seis seculos antes da nova contagem do tempo.
Este trajecto tem-se tornado verosimel pela informação dada pelos marinheiros fenicios ao descreverem a viagem de circum navegação, feita sempre com o sol à sua direita, quer ao passarem ao longo da costa de Moçambique, quer depois de tornear o corno de africa ao sul, para o lado ocidental de africa, sempre, ao longo do dia com o sol à sua direita.
Não esquecer que naquele tempo se navegava quase sempre com terra à vista , sempre que as condições atmosfericas o permitiam e não empurravam para as caraibas, como veio a acontecer mais tarde com os experimentados marinheiros ocidentais.
Neste sentido os paises costeiros e os seus pescadores conheciam e sabiam navegar ao longo de toda a costa africana, ocidental e oriental.
Então o que descobriu o Sr Vasco da Gama?!
Patriu do promontório de sagres , passou o estreito de gibraltar, passou marrocos, onde já tinhamos feito uma tentativa de ocupação , com mar e ventos conhecidos e navegou sempre com o sol à sua esquerda e com um ou outro marinheiro ou pescador, que já conhecia o mar e as suas manhas e a maneira de navegar em segurança para sul como bem reconhece Luis Vaz de Camões e alguns historiadores.
O que descobriu o Sr Gama??!!
Nada, apenas mais um aldrabão a colher frutos que lhe não pertenciam.
19/10/2016
JC
Desconhecia que os fenícios, a mando do Faraó, tivessem circunavegado o Continente Africano. Obrigado pela informação.
ResponderEliminar