domingo, 6 de novembro de 2016

DOGMAS E FALACIAS

PRODIGA REVOLUÇÃO

A constituição de Cadiz de 1812 aprovada em cortes extraordinarias, reunidas na cidade de Cadiz e logo promulgada é o primeiro documento constitucional da Peninsula iberica.
Esta constituição surge por força das guerras napoleonicas e  na sequencia da revolução francesa de 1789 e talvez já sintoma da sua deturpação e dos esmagamentos dos seus ideais, pois que no ideario da revolução não estaria a implementação de um imperialismo e de um imperador.
Como resistência às invasões francesas houve a organização dos herois espanhois em juntas de resistência ao imperador francês, Napoleão e a ideia de criação de uma constituição.
Um dos principios fundamentais foi o reconhecimento da soberania popular, alegando os constituintes, que a soberania reside no POVO e não no rei, que entretanto foi obrigado a abdicar do trono e fixaram-lhe residencia em castelo de luxo (!) em frança e não foi morto, talvez porque a Espanha era aliada da frança , particularmente, no que há peninsula iberica diz respeito.
Se a abdicação do rei levou à criação e promulgação de uma das constituições mundiais mais antigas, a de Cadiz, como primeira consequencia das guerras napoleonicas, as consequencias das guerras napoleonicas não se limitou à peninsula iberica, mas tambem a todo o colonialismo espanhol da america do sul, onde os espanhois tinham criado parte do seu imperio colonial com pés de barro.
Uma das figuras mais ilustres e brilhantes da libertação colonial foi o Venezuelano Simão Bolivar, que veio à europa aquando da revolução francesa, mas decepcionado com o que viu, longe do que esperava e vendo que os ideais da revolução foram rapidamente atraiçoados, regressou à sua patria e encetou a luta pela libertação das colonias espanholas, desde a Colombia ate praticamente à Argentina.
Um dos lemas foi de que, tendo o rei de espanha abdicado, então, ele já não tinha quem o representante naquelas terras e já não deviam obediência aos representantes e governadores em nome do rei.
Daí que a primeira constituição da Venezuela e não só, de mil oitocentos e tal, seja tambem uma das mais antigas, à semelhança da de Cadiz.
Um viva à revolução, que criou revoluções e permitiu que os povos oprimidos e colonizados se libertassem do imperialismo colonial.
Ainda hoje, talvez mais ainda, a LIBERDADE é uma grande falácia.
06/11/2016
JC

1 comentário:

  1. A liberdade da «democracia representativa é uma enorme falácia.

    Chris Gupta: "A constituição de uma «Democracia Representativa» "consiste na fundação e financiamento pela elite do poder de dois partidos políticos que surgem aos olhos do eleitorado como antagónicos, mas que, de facto, constituem um partido único. O objectivo é fornecer aos eleitores a ilusão de liberdade de escolha política e serenar possíveis sentimentos de revolta..."

    ResponderEliminar