segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

DOGMAS E FALÁCIAS

A ORIGEM DO MITO

O mito remonta ao mais ancestral da existência do homem.
Junto com o mito ou por causa dele foi criado um estado de magia para enfrentar uma natureza hostil e cujos fenomenos eram completamente desconhecidos.
O homem não encontrava nos seus primórdios uma causa para os acidentes e forças da natureza que o envolviam. Ainda hoje se discute a causa primeira.
Numa época de caçadores e recolectores ou só recolectores o homem vivia de medos; medo da fome ; medo da morte e do que vem depois.
Como ainda hoje o homem tem muita dificuldade em aceitar a sua existencia ternária: nascimento, vida e morte.
Daí ate à angustia metafisica e um universo espiritual opressor como necessidade primeira de um bom viver vai um paço profundo e longo, que lança o homem e os homens numa constante opressão , que o dominara e humilham ate aos dias de hoje, atraves de ritos e crenças.
As elites cedo se aperceberam dos medos e fraquezas e rapidamente as acentuam para martirizar ainda mais a existencia humana.
Havia que fazer sacrificios para  tentar afastar as forças do caos  e o sacrificio humano é o mais aberrante para tentar combater as forças ocultas, que apenas existem no imginario popular.
No imaginario primitivo e ainda hoje o homem pensava-se cercado por monstros, dragões, gigantes, serpentes e viviam cercados e tolhidos pelo medo.
Logo aparecem bruxos , curandeiros, exorcistas, que procurando aliviar o espirito e a bolsa, tambem ajudam a lançar mais lenha para a fogueira.
Aproveitado as debilidades são criados os mitos, todos os mitos possiveis e imaginarios, tornando-se a mitologia uma forma de dominação das  mais eficazes, sendo o mito salvador o recurso contra o sofrimento da Humanidade.
O mito do heroi representa os valores mais nobres, as ambições, as imagens contra o impossivel , sendo os herois considerados motores da evolução.Do heroi ao rei respeitado e aceite foi um pequeno paço.
O heroi trava varios combates para estebelecer a ordem acabando com as forças do mal.Não o conseguiu. A luta continua.
As dificuldades e os medos tornam os acontecimentos hoje naturalmente explicaveis e quais as suas causas, como a fome e a fertilidade, na necessidade de encontrar soluções.
As colheitas e a existencia de animais suficientes para alimentação e o medo da sua escassez, igual a fome e miseria , leva a que seja eleito um membro do grupo para suplicar ao senhor ou senhora , que liberte o fluxo da vida.
As diferentes designadas artes ruprestes, nas  grutas e galerias escuras, foram o local de ritos cerimoniais relativos à multiplicação dos animais e destruição dos perigosos.
O desejo de fartura de caça e reprodução da mesma , assim como as boas colheitas, levam a que o homem nos seus primordios  da Humanidade, se impregne de sagrado, suplicando a satisfação das suas necessidades basicas atraves de um pensamento e comportamento obsessivo de que a falta de alimentos ou medo da fome não podia acontecer.
Os deuses soberanos aparecem e qualquer desses deuses ou deus não passam de mitos.
Entre os celtas o deus lugo, fundador da cidade de lugo em Espanha é um heroi civilizador, que derrota  o lider das forças do caos.
A mitologia nasce de uma visão para o exterior. O Homem olha para o exterior e só para o exterior e cria a figura do inimigo.
Por sua vez os deuses são personificados e o homem admite poder ser um deus. Intermediario entre o alem e os terraqueos.
Duma visão exterior o homem é orientado  para a espiritualidade ou vida interior.
Esta visão da vida interior vai transformar a visão da vida e da existência em que tudo se deve ao espirito e ao alem .Tudo acaba e começa no céu e na fé.
Mas os mitos não acabaram e vão demorar muito tempo a ser desmontados.
JC                                                    18/01/2016                                          

5 comentários:

  1. Bom texto. A prová-lo, que os mitos não acabaram e vão demorar muito tempo a ser desmontados, o número de pessoas que por esse mundo fora ainda enche as igrejas...

    ResponderEliminar
  2. Bom texto. A prová-lo, que os mitos não acabaram e vão demorar muito tempo a ser desmontados, o número de pessoas que por esse mundo fora ainda enche as igrejas...

    ResponderEliminar
  3. Bom texto. A prová-lo, que os mitos não acabaram e vão demorar muito tempo a ser desmontados, o número de pessoas que por esse mundo fora ainda enche as igrejas...

    ResponderEliminar
  4. Bom texto. A prová-lo, que os mitos não acabaram e vão demorar muito tempo a ser desmontados, o número de pessoas que por esse mundo fora ainda enche as igrejas...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar